9 visualizações

Audio:

Chico Mendez acredita que Bolsonaro se beneficia com desistência de Joaquim Barbosa Publicado em: 9/5/2018
  • Categoria: MAIO

Chico Mendez acredita que Bolsonaro se beneficia com desistência de Joaquim Barbosa

 

BRASÍLIA, Brasil, 9 de maio de 2018 - /PRNewswire/ -- Após meses de especulação, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, filiado ao PSB, afirmou que não será mais candidato à Presidência da República neste ano. O anúncio foi feito no Twitter, na manhã desta terça-feira (8): "Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal", escreveu. A decisão, avalia o marqueteiro eleitoral Chico Mendez, acaba favorecendo Jair Bolsonaro (PSL). E o motivo está ligado ao chamado "voto azul".

 

"O voto do eleitoral de Joaquim Barbosa é azul esclarecido. Cresce conforme aumenta renda e escolaridade. Esse eleitor tem uma afinidade com Jair Bolsonaro, por mais contraditório que possa parecer neste momento", avalia o especialista em marketing eleitoral Chico Mendez. Para ele, politicamente, "ganham o Ciro Gomes e Geraldo Alckmin". Porém, ressalta, "o tempo da política não é o tempo do eleitor". "Eleitoralmente, Bolsonaro leva vantagem: porque também leva voto azul", completa.

 

É importante ressaltar que Joaquim Barbosa despontou, com 10% das intenções de votos segundo pesquisa Datafolha, justamente em um momento em que políticos e partidos tradicionais, como PMDB, PSDB E PT, são alvo de denúncias, processos e prisões. Um dos principais nomes à presidência, por exemplo, o de Jair Bolsonaro, foi recém denunciado por racismo no Supremo Tribunal Federal (STF). Dentro do PSB, agora, o movimento é de que o partido não lance e nem apoie ninguém na disputa presidencial.

 

Entenda

 

O "voto azul" a que se refere o marqueteiro eleitoral é, basicamente, o daqueles eleitores com escolaridade alta: com mais tendência à direita do que à esquerda, justamente porque não dependem tanto do Estado. Já os "eleitores vermelhos" tendem à esquerda porque precisam mais do Estado no dia a dia.

 

Sobre Chico Mendez

 

Chico Zaidan Mendez é formado em Comunicação pela PUC/SP e mestre em Ciência Política pela Georgetown University. Como jornalista, escreveu e colaborou com os principais veículos de comunicação do país. Como marqueteiro, coordenou dezenas de campanhas majoritárias no Brasil e na América Latina.

 

http://www.chicomendez.com.br

 

Standard Comunicação

Contato: (21) 9.7263.6617

 

FONTE Chico Zaidan Mendez 

Faça seus comentários sobre está notícia

Últimos comentários

  • ZAP
    17/5/2018
 
 
     
   
     
Publicidade:
© 2013 Atlantis News - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Novos Ventos Sistemas